Cineasta baiano apresenta projeto para distribuidores internacionais
O mais novo projeto do cineasta baiano João Gabriel foi selecionado para o Boutique Cinema do Brasil, que acontece dia 11 de dezembro na Praia do Forte. Intitulado “Travessia”, o projeto de longa-metragem será apresentado a distribuidores e agentes de venda estrangeiros. Em sua segunda edição, a iniciativa faz parte do programa Cinema do Brasil, voltado para a promoção e exportação do cinema brasileiro no exterior.
Os participantes assistirão seis filmes brasileiros em pós-produção e avaliarão seis projetos em desenvolvimento, abrindo portas para as produções nacionais em diversos países do mundo, com a geração de negócios. Os filmes e projetos de autoria de associados do Cinema Brasil foram selecionados por uma comissão, que considerou critérios como o potencial internacional e os currículos da produtora e do cineasta.
O projeto de “Travessia” foi apresentado este ano no Festival de Cannes, na "Marché du Film", maior feira de filmes do mundo. Contemplado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, edital 2013, o longa tem filmagens programadas para março de 2014. De acordo com o diretor, a proposta é um filme totalmente urbano, que revela uma Salvador contemporânea, uma cidade que vive entre o moderno e o histórico, sem estereótipos.
No Boutique Cinema do Brasil, “Travessia” será apresentado para empresas de grande porte como o Canal Plus, um dos maiores Canais de TV Francês, a BAC Films, que tem oito filmes ganhadores da Palma de Ouro em Cannes no seu catálogo; e Memento Films, que concorre ao Oscar de Filme Estrangeiro, com o filme “O Passado”, do diretor iraniano Asghar Farhadi.
A trama se desenvolve entre dois núcleos distintos: jovens que mergulham fundo em suas relações e se arriscam para levar uma vida regada de prazeres. E a vida de um homem, já maduro, que procura também sentido para realizar os seus instintos. Um dia, um acidente faz este homem visitar forçosamente uma UTI hospitalar. Ele vai tentar reencontrar o seu filho que está distante e vive intensamente essa Salvador. Ainda em fechamento, o elenco contará com nomes de peso do cinema nacional.
“Travessia” é o primeiro longa de João Gabriel, que já dirigiu dois médias e três curtas-metragens, com destaque para “Isso Não é o Fim”, selecionado para os festivais de Toronto (Canadá) e do Rio (Rio de Janeiro). O filme foi premiado no Cine-PE e no Festival Guarnicê (São Luís), onde recebeu troféus nas categorias: filme, direção, ator, direção de arte e trilha sonora.